29/01/2019

Tire suas dúvidas sobe o dispositivo de proteção contra surtos (DPS)

O que é DPS?

Os dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos que protegem os eletroeletronicos e eletrodomesticos de danos quando ocorre pico de tensão na rede elétrica. Os picos podem ser ocasionados por fatores externos, como descargas atmosféricas e, também, por manobras na rede de distribuição.

O uso de DPS na rede interna é obrigatório e evita prejuízos.

Como funciona?

O DPS age no momento do surto de energia, desviando a sobrecarga para o sistema de aterramento, o que ocorre em uma fração de segundo, garantindo a segurança da instalação elétrica, já que o processo é muito rápido e não chega a desarmar o disjuntor geral ou causar dano na instalação.

O sistema de aterramento é muito importante e deve estar instalado corretamente para que o DPS funcione.

Como utilizar?

A instalação da unidade consumidora deve ser provida com DPS para todas as fases, e também se recomenda sua utilização no neutro.

O DPS deve ser instalado por um profissional eletricista na caixa de medição ou no quadro de distribuição principal (QDP) da edificação e conforme o RIC - BT (Regulamento de Instalações Consumidoras Fornecimento em Baixa Tensão da FECOERGS). Consulte o material no link: http://www.fecoergs.com.br/anexos/RIC_BT_035_01_06_14012019.pdf