18/12/2021

Painéis solares começam a ser instalados em Águas Claras

A instalação dos primeiros painéis solares já iniciou e o Parque de Usinas Fotovoltaica do Grupo Coopernorte começa a ganhar forma em Águas Claras. Nesta primeira fase de construção do complexo, serão 2,5 mil placas e, até janeiro, a ideia é que já estejam operando e produzindo energia. Na primeira etapa, o Parque de Usinas Fotovoltaica do Grupo Coopernorte terá capacidade de gerar aproximadamente 1.4 MWp de energia e o investimento é de R$ 6,2 milhões. O projeto tem o financiamento do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. Ao todo, o complexo solar da cooperativa viamonense será construído em 10 módulos, com aproximadamente 25 mil painéis solares, e essa geração de energia tem capacidade para abastecer o equivalente a 6.000 residências.

 

O orçamento total do projeto é de aproximadamente R$ 50 milhões. Neste primeiro momento, a energia produzida será concedida, através de locação, para a rede supermercadista M&B Sorriso - Baita Super. De acordo com o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, a energia solar é vista como a principal fonte a encabeçar a geração de energia 100% limpa e renovável.

"O Grupo Coopernorte começou a estudar a energia solar quando ainda era algo futurístico, quase inalcançável por nós brasileiros. De cinco anos pra cá, tivemos uma forte popularização dessa fonte renovável, e hoje ela faz parte da realidade de muitos comércios, indústrias e residências, tanto na cidade quanto no campo", analisa o presidente.  Para o vice-presidente Paulo Rocha (coordenador do parque), a Geração Fotovoltaica do Grupo Coopernorte, após a conclusão de todos os 10 módulos, será um dos grandes expoentes nesse modelo de geração no Rio Grande do Sul. A geração de energia solar, por ser fonte renovável, está crescendo e vai se tornar cada vez mais acessível aos consumidores, além de favorecer o desenvolvimento das comunidades, através da geração de emprego e renda. 

 

"Foram anos de trabalho e agora já vemos o parque ganhando forma. Para nós é um sonho que começa a ser realizado, e logo estaremos inaugurando o primeiro módulo. Tivemos grandes parceiros, como o BRDE e a Cresol, que apostaram no projeto e brevemente a região de Águas Claras, aqui em Viamão, estará produzindo energia limpa", comemorou Paulo Rocha.