04/11/2019

Grupo Coopernorte participa de aula inaugural do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Na manhã da segunda-feira, 04/11, 18 jovens foram reunidos no auditório da escola Técnica de Agricultura – ETA, em Viamão. Com idade entre 14 e 24 anos, os alunos participaram da aula inaugural do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, uma iniciativa do Sistema OCERGS/ SESCOOP – RS, com execução do Grupo Coopernorte, Unimed Porto Alegre e Sicredi União Metropolitana, apoio da Prefeitura de Viamão e Secretaria Estadual de Educação. As aulas serão ministradas pela Cooperativa de Serviços Técnicos e Extensão Rural - COOPATER. O programa foi lançado para beneficiar jovens da área rural de Viamão, visando a permanência e inovação das práticas no campo. Inicialmente, os alunos beneficiados são da Escola Zeferino Dias.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Vergílio Perius, o Prefeito de Viamão, André Nunes Pacheco, o Secretário Municipal de Educação, Carlos Benech, o Presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, o vice-presidente do Grupo, Paulo Rocha, os Conselheiros do Grupo, Selmo Cardoso e Ciro Pedroso Alves; o Presidente do Sicredi União Metropolitana, Ronaldo Sielichow, o vice-presidente do Sicredi União Metropolitana, Alcides Brugnera, a presidente da Coopater, Regina Teixeira, o diretor da ETA, Evandro Cardoso Minho, a vice-diretora, Michele Carvalho Duarte e o vice-diretor de agropecuária, Jorge Henrique, e demais professores.

O diretor da Escola Técnica de Agricultura, Evandro Cardoso Minho, abriu a cerimônia falando sobre a escolha do espaço da ETA para execução das aulas, que serão ministradas pela COOPATER, também reforçou a importância da instituição na formação de inúmeros jovens. O presidente do Sescoop, Vergílio Perius, tratou da importância do programa, que atende jovens em idade decisiva profissionalmente. Já a presidente da COOPATER, Regina Teixeira, se direcionou aos jovens ao falar do curso e ressaltou a iniciativa das cooperativas que oportunizaram a execução do projeto. O Secretário de Educação do município, Carlos Benech, pontuou o empoderamento dos jovens no desenvolvimento do curso, através da qualificação para permanência no campo.

Já o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, agradeceu as cooperativas parcerias na execução, Sicredi e Unimed, e o apoio da prefeitura de Viamão para concretização do projeto. “É importante envolvermos os jovens do campo e dar oportunidades para eles se qualificarem e, assim, desenvolverem as suas comunidades”. O presidente do Sicredi União Metropolitana, Ronaldo Sielichow, reforçou a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais dando oportunidade para as gerações futuras. Já o Prefeito André Pacheco disse estar feliz com a oportunidade ofertada aos jovens da área rural de Viamão, que é uma vertente forte de produção e desenvolvimento da cidade.

Para os gêmeos Luis Miguel e Heloísa, 14 anos, o curso é uma oportunidade desejada. Os jovens contaram com o apoio da mãe, Maria Inês da Costa, 56 anos, para ingressarem no programa. Para ela, os filhos devem aprender a lida do campo, as atividades e o desenvolvimento rural. “Tudo vem da roça. Tenho 7 filhos, planto, ensino eles. Sem a agricultura, ninguém vive”, diz Maria. Para a agricultora, o curso será muito bom para os gêmeos, que poderão aprofundar o conhecimento e aplicar na propriedade.