13/04/2023

Grupo Coopernorte e Certel Energia trocam experiências em soluções sobre podas de vegetação e eficiência na gestão de energia

Grupo Coopernorte e Certel Energia trocam experiências em soluções sobre podas de vegetação e eficiência na gestão de energia

O Grupo Coopernorte recebeu, na semana, a visita da Certel Energia, a mais antiga cooperativa de eletrificação do país, localizada no município de Teutônia. O presidente Jairton Vieira acompanhou a comitiva, composta pelo coordenador de Planejamento Técnico, Cezar Siebel, pelo analista de Operação do Sistema, Cassiano Freo e os fiscais de rede, Astor Brentano e Luciano Lagermann. 

A visita técnica da Certel foi para conhecer as estruturas voltadas para o cooperativismo de energia do Grupo Coopernorte e os cases de referência, como o serviço de poda de vegetação, internet de fibra óptica que atende, hoje, cerca de dois mil associados ligados e a energia solar, com a instalação do Parque de Usinas Fotovoltaica do Grupo Coopernorte, que hoje está em pleno planejamento do segundo módulo.

O grupo acompanhou a funcionalidade do trator roçadeira, utilizado pela Coopernorte, na limpeza das redes energizadas (cerca de 750 quilômetros, hoje) e na poda de vegetação, serviço preventivo realizado na área de atuação da cooperativa em Viamão e Santo Antônio da Patrulha. 

"Precisávamos visualizar o serviço para compreender os benefícios e, especialmente, a operacionalização do equipamento. O que a gente viu, hoje, foi muito positivo, porque vimos como eles traduzem em campo o que a gente quer fazer na Certel. A Certel tem um custo superior a R$ 3 milhões por ano em limpeza de redes", disse o coordenador de Planejamento Técnico, Cezar Siebel. 

A Certel possui 4,8 mil quilômetros de rede e para realizar o serviço de limpeza e poda de vegetação necessita de equipes terceirizadas, além da equipe própria. O Grupo Coopernorte foi roteiro nesta procura por novas alternativas, uma vez que a Copernorte realiza um trabalho preventivo em suas redes, com um investimento muito menor. "Um trabalho preventivo que muitas vezes o associado não enxerga, mas que isso vai fazer com que as redes fiquem ainda mais confiáveis", destacou Cezar Siebel.

Para o presidente Jairton Vieira, toda a troca de experiências entre o setor cooperativista é muito rica, porque é possível enxergar as afinidades e desafios em comuns. "Esse momento, entre Coopernorte e Certel, permite pensar em soluções efetivas e fortalecer o cooperativismo de energia de maneira eficiente e perene", destacou Jairton Vieira. Outros assuntos na pauta da visita foram: modernização e automação de manobras de redes, equipamentos na distribuição, geração distribuída, regulação do setor, etc.

EXPERIÊNCIAS | As cooperativas contribuem e retribuem entre si o conhecimento, demonstrando como vêm atuando de múltiplas formas para fortalecer e buscar soluções para o compartilhamento de energias, tudo na busca pela eficientização dos custos na distribuição de energia, otimização da estrutura para melhor atender os associados em qualidade de energia e tarifa.

"A eficiência e os serviços das cooperativas sempre são muito elogiados pela celeridade no atendimento quando acontece algum sinistro na rede. Poxa, quebrou um poste, uma árvore atingiu a rede, enfim, as cooperativas sempre são muito rápidas no atendimento", disse o coordenador de Planejamento Técnico, Cezar Siebel, ressaltando que o Grupo Coopernorte possui uma estrutura que está em pleno crescimento.

Cezar Siebel finalizou, comparando que o investimento realizado pelo Grupo Coopernorte na manutenção das redes não é um investimento alto. "O custo para manter esse serviço em operação é muito baixo, e se comparado com os custos da Certel, então, tudo o que o presidente Jairton Vieira me mostrou no dia de hoje, realmente ficou muito atrativo, realmente um case de sucesso foi apresentado para nós hoje, com o uso do trator".