15/12/2017

Coopernorte participa da última reunião de 2017 da FECOERGS

No dia 12 de dezembro, na sede da Coprel, em Ibirubá, foi realizada a reunião da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul – FECOERGS, sobre o levantamento de pautas importantes para as cooperativas filiadas. A Coopernorte participou do evento representada pelo presidente Jairton Vieira, o vice-presidente Paulo Rocha e o conselheiro José Ronaldo R. da Silva.

As conquistas mais relevantes para o cooperativismo durante o ano tiveram destaque no encontro. Uma delas é a regulamentação da Lei 13.360/2016, que define a aplicação dos descontos tarifários, aplicando a retirada dos descontos de forma gradual. A Lei também regulamenta a aplicação de um teto para os reajustes, cujo impacto aos associados não deve passar de 10% e aborda a remuneração dos investimentos das cooperativas.

A reunião também definiu os principais pontos para o planejamento de 2018. A prioridade para o próximo ano será a busca de recursos para financiamento de obras de energia e internet rural por meio de um Prodecoop infraestrutura (linha de crédito que financia especificamente as cooperativas e/ou seus cooperados), que hoje está disponível somente para o ramo agropecuário.

Para o presidente da Coopernorte, o evento também é importante por proporcionar a aproximação das cooperativas gaúchas. “O contato com outros exemplos é bom para quem está sempre em busca de melhorar e inovar, como é o nosso caso. Sempre tiramos dessas reuniões pontos positivos para levar para a Coopernorte”, relata Jairton.

Ao final do evento foi divulgado que, em 2017, as cooperativas continuaram se destacando na pesquisa IASC, da ANEEL, que avalia a satisfação dos consumidores de todas as distribuidoras do Brasil. O tema também foi ressaltado na avaliação dos trabalhos do ano.