04/06/2019

CIPA e Coopernorte promoveram o 2º Seminário Saúde, Segurança e Bem-estar para os Trabalhadores do Setor Elétrico

Na segunda-feira, 03/06, os colaboradores do Grupo Coopernorte participaram do 2º Seminário de Saúde, Segurança e Bem-estar promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Grupo Coopernorte, no auditório Walter Graff, no Centro de Viamão. O evento contou com palestras voltadas aos assuntos da temática. A bióloga e técnica de segurança do trabalho, Núbia Souza, falou sobre saúde, abordando o tema “Drogas lícitas, métodos contraceptivos, câncer, DSTs e HIV”. A palestra explicou de que forma o uso de drogas pode afetar a saúde, aumentando os índices de contágio de doenças. Ainda, a palestrante ressaltou os métodos contraceptivos mais eficientes e as curiosidades acerca dos mais utilizados.

Já a segunda palestra do evento abordou o tema “Como ser feliz com base nas descobertas da Antropologia, Neurociência e Psicologia”, ministrada pelo psicólogo e consultor de felicidade e carreira, Celso Delinghausen. O palestrante tratou das novas descobertas da ciência em relação aos sentimentos humanos e a forma como estes estudos ajudam na percepção de ações que deixam as pessoas mais felizes, beneficiando a produtividade, as relações e até o prolongamento da vida. Através de uma perspectiva de cooperação e gentileza, a felicidade foi abordada como um sentimento a ser compartilhado. Ainda, ao final da palestra foi realizada uma dinâmica de fixação do tema abordado, movimentando os participantes.

A CIPA é a comissão responsável pela manutenção das ferramentas que prezam pela integridade, bem-estar e preservação da vida em ambiente de trabalho. A Comissão fiscaliza e realiza ações de prevenção de acidentes. Atualmente, a CIPA do Grupo Coopernorte é formada por dois funcionários indicados e dois funcionários eleitos.